Agência Panafricana de Notícias

UE reconduz sanções contra três altos responsáveis na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho de Ministros Europeus prolongarã para seis meses as medidas coercitivas e sanções tomadas a 1 de abril último contra três altas personalidades l[ibias por entrave ao acordo de paz de Shikrat, em Marrocos, indica um comunicado do Conselho Europeu publicado sexta-feira em Bruxelas, na Bélgica.

Trata-se do presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Aguila Saleh, do chefe do Governo de Salvação, Khalifa Ghwell, e do presidente do Congresso Geral Nacional (parlamento cessante), Nouri Bousahmein, de acordo com o mesmo documento publicado sexta-feira.

As três personalidades líbias são acusadas de ter inviabilizado a aplicação do Acordo Político de Shikrat, assinado a 17 de dezembro de 2015 sob a égide das Nações Unidas e relativo à formação do Governo de União Nacional na Líbia, anunciou o comunicado do Conselho Europeu.

« O Conselho (Europeu) está preocupado pela situação na Líbia, em particular as ações que ameaçam a paz, segurança e estabilidade, em detrimento do processo de transição neste país », precisou o comunicado.

A União Europeia decidiu, em março último, impor sanções contra o presidente da Câmara dos Representantes, Aguila Saleh, o chefe do Governo, Khalifa Ghwell, e o presidente do Congresso Geral Nacional, Nouri Bousahmein, por oposição ao Governo de Reconciliação Nacional.

-0- PANA BY/BEH/SOC/MAR/DD 1out2016