Agência Panafricana de Notícias

UE reconduz sanções contra personalidades líbias

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Ministerial Europeu, em Bruxelas (Bélgica), decidiu sexta-feira, prolongar por seis meses suplementares sanções tomadas contra personalidades líbias, soube-se em Tripoli de fonte oficial.

As personalidades líbias visadas são nomeadamente os presidentes da Câmara dos Representantes (Parlamento), Aguila Saleh, do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento cessante mas paralelo), Nouri Bousahmein, e o primeiro-minstro do Governo de Salvação Nacional (governo paralelo), Khalifa al-Ghoueil.

As sanções europeias envolvem o bloqueio dos ativos destes responsáveis e a proibição de se deslocarem ao espaço de segurança europeu, lembraram jornais líbios que relatam este sábado a informação.

O Conselho Europeu declarou, sexta-feira, num comunicado, que as três personalidades líbias estião implicadas no bloqueio da aplicação do Acordo Político líbio assinado a 17 de dezembro de 2015 em Skhirat, em Marrocos, e que estabelece uma nova transição democrática gerida pelo Governo de União Nacional, baseada no princípio de partilha do poder entre protagonistas líbios.

O processo político líbio está no impasse há vários meses, tendo registado um fracasso a nível da votação de confiança pelo Parlamento no Governo de União Nacional.

As divergências partidárias entre deputados bloqueiam a votação de confiança e paralisam esta instância legislativa.

Esta situação aumentou a insegurança e o caos no país desde a destituição, em 2011, do então regime do finado coronel Muamar Kadafi, apís 42 anos de poder sem partilha.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 1abril 2017