Agência Panafricana de Notícias

UE reafirma seu apoio ao Burkina Faso na luta contra terrorismo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A União Europeia (UE) reafirmou, segunda-feira, a manutenção da sua colaboração com o Burkina Faso no domínio da segurança e luta contra o terrorismo.

Este compromisso foi assumido pelo vice-secretário-geral da Política de Segurança e Defesa Comum Europeia no Serviço Europeu da Ação Externa, Pedro Serrano, após uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.

Pedro Serrano indicou que passou em revista com o chefe de Estado burkinabe os desafios de segurança no Burkina Faso e na sub-região ocidental de África, segundo um comunicado da Presidência burkinabe.

A segurança na sub-região sendo de uma extrema importância para a segurança da União Europeia, ele acrescentou que a sua instituição está comprometida, junto do Burkina Faso e dos países do G5 Sahel, para avançar "em direção a uma maior estabilidade desta região".

Sobre os ataques que o Burkina Faso enfrenta, Pedro Serrano afirmou ter analisado com o Presidente burkinabe a possibilidade de apoio adicional em matéria de defesa e segurança.

A situação de segurança no Burkina Faso é marcada pelo aumento de ataques terroristas nos últimos três anos, durante os quais mais de 200 pessoas, incluindo membros das forças de defesa e segurança, perderam a vida.

A cidade de Ouagadougou, a capital, foi atingida três vezes por ataques terroristas desde 2016.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 16out2018