Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A União Europeia (UE) reafirmou o compromisso dos seus Estados membros de acompanhar a transição no Burkina Faso, anunciou neste fim de semana a Primatura burkinabe num comunicado.
"Os Estados-Membros da União Europeia estão dispostos a apoiar a transição Burkinabè", sublinhou Wolfram Vetter, embaixador e chefe da Delegação da UE no final de uma audição que lhe concedeu o primeiro-ministro burkinabe, Albert Ouedraogo, em Ouagadougou.
Durante este encontro, Vetter manifestou ainda a necessidade de haver um calendário e um roteiro "sólidos e ambiciosos" para reformas prioritárias a realizar durante esta transição, segundo a mesma fonte.
Sobre a mesma questão, o diplkmata europeu disse ter recebido garantias do chefe do Governo burkinabe.
Além das questões humanitárias em que está envolvida, a UE assumiu também o compromisso de reforçar a sua cooperação em determinados se' ctores, nomeadamente o da segurança.
“Também gostaríamos de contribuir para a estabilização nesta crise de segurança”, explicou.
No futuro, disse Wolfram Vetter, a União Européia está a planejar uma visita de alto nível ao Burkina Faso para discutir estas questões com autoridades locais.
-0- PANA SOC/MAR/DD 25marco2022