Agência Panafricana de Notícias

UE reafirma apoio a Níger no domínio de segurança

Niamey, Níger (PANA) - A União Europeia (UE) vai continuar a ajudar o Níger no domínio da segurança, porque a segurança deste país implica a da sub-região toda, prometeu quinta-feira última o presidente do Conselho Europeu, Herma Van Rompuy.

"Estamos aqui para expressar a nossa solidariedade para todos os esforços envidados pelo Níger, tanto para o seu desenvolvimento quanto para a segurança na sub-região", disse Herma Van Rompuy, em conferência de imprensa no termo de uma audiência concedida pelo o chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou.

No final duma visita dum dia a Niamey, ele sublinhou que a questão de segurança é cada vez mais uma prioridade de todos os paises que hoje têm interesses mútuos.

O presidente do Conselho Europeu saudou igualmente as conquistas democráticas do Níger e dos seus dirigentes que, segundo ele, conseguiram "fazer a escolha dum modelo de desenvolvimento mais respeitoso no mundo".

Por seu turno, o chefe de Estado nigerino congratulou-se com os múltiplos esforços que a UE desdobra no Níger, particularmente os seus apoios que se encaixam bem nas prioridades do Programa de Renascimento do Níger instaurado há quase três anos, nomeadamente em matéria de democracia, defesa e desenvolvimento.

Realçou igualmente o envolvimento da UE na conduta do processo eleitoral no Níger e apoios importantes que ela mobiliza nos setores sociais e da justiça no seu país.

No dominio da defesa, o Presidente Issoufou mencionou igualmente a participação efetiva da UE na Estratégia Integrada das Nações Unidas para o Sahel, que "visa combater diferentes ameaças terroristas e o crime organizado que imperam nos países do Sahel nos últimos anos".

Para o chefe de Estado nigerino, "os problemas de segurança que conhecem hoje os países do Sahel abrangem igualmente a Europa" porque, sublinhou, "o que toca África, também toca a Europa".

-0- PANA SA/JSG/MAR/DD 21fev2014