UE reafirma apoio à Líbia para segurança de suas fronteiras
Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) reafirma o seu apoio ao ministério líbio do Interior, em particular nos domínios da formação, do desenvolvimento, da reabilitação e do aperfeiçoamento do pessoal do referido ministério em matéria de controlo das fronteiras e de troca de informações, indica um comunicado europeu publicado domingo em Tripoli.
O apoio foi espresso no mesmo dia pelo chefe da Missão de Assistência para a Gestão Integrada das Fronteiras da União Europeia na Líbia (EUBAM Libye), Vincenzo Tagliaferri, no termo dum encontro com o ministro líbio do Interior, Fathi Pachagha.
Segundo o documento, Fathi Pachagha, sublinhou, do seu lado, a vontade do seu pelouro de abrir perspetivas de cooperação em todos os domínios com a missão EUBAM.
Também manifestou o seu interesse na execução de todos os programas que permitam aumentar a eficácia dos empregados do ministério líbio do Interior.
O presidente do Conselho Presidencial líbio do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj, recebeu no fim de semana passado Vincenzo Tagliaferri com quem ele discutiu sobre os últimos desenvolvimentos da situação política e as relações de cooperação entre o Governo de União Nacional e as instituições da União Europeia (UE).
A EUBAM na Líbia foi criada a 22 de maio de 2013 por decisão do Conselho da UE com o objetivo de "ajudar as autoridades líbias a dotarem-se das capacidades necessárias para melhorarem a segurança nas fronteiras líbias terrestres, marítimas e aéreas” e definir, a mais longo prazo, "uma estratégia mais larga de gestão integrada das fronteiras.”
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 25março2019