UE reafirma apoio à Líbia para alcançar paz e estabilidade
Trípoli, Líbia (PANA) - A União Europeia (UE) e os Estados-membros reafirmaram, sábado, o seu total compromisso de ajudar a Líbia a alcançar a estabilidade e consolidar a paz, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado divulgado sábado à noite pela sua Delegação na Líbia, a UE sublinha que "a transição do conflito para a reconciliação nacional é um caminho que os líbios devem continuar a percorrer juntos", afirmando-se disposta a seguir o ritmo dos esforços da Líbia para tomar medidas concretas a fim de reforçar a justiça criminal e reconstruir a confiança nas instituições estatais.
A UE sublinha que "as violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional tornam o processo de recuperação mais difícil."
A seu ver, lutar contra a impunidade, prevenir as violações e garantir os direitos das populações, incluindo os de emigrantes, à proteção contra a violência são passos cruciais no caminho para construindo a paz.
A União Europeia considera que as mulheres líbias ainda não estão suficientemente representadas nos esforços de paz, embora sejam consideradas as mais afetadas pelo conflito.
Acrescentou que o reforço do seu envolvimento no diálogo em que assenta o processo de reconciliação não é apenas uma questão de equidade, mas de justiça social e igualdade de gênero também.
No seu comunicado, a UE incentiva a participação plena e equitativa das mulheres na vida pública, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, manifestando-se desde já disposta a apoiar iniciativas que aumentem a participação das mulheres nos fóruns políticos e nas esferas de tomada de decisões.
Na sua ótica, as mulheres têm um papel fundamental desempenhar, quer como eleitoras quer como candidatas.
A União Europeia declarou que "eleições fiáveis, transparentes e inclusivas que se realizem em intervalos regulares são a pedra angular da democracia", sublinhando que a missão da União Europeia e as embaixadas dos seus Estados-Membros na Líbia desejam participar no desenvolvimento de atividades favoráveis à criação de um ambiente apropriado.
No que diz respeito à sociedade civil, a União Europeia disse continuar a apelar a criação de um espaço para a sociedade civil trabalhar a favor de todos os líbios.
Salientou que as autoridades líbias podem contar consigo para a implementação eficaz das cartas internacionais e nacionais dos direitos humanos e o respeito pelos princípios fundamentais destas valências.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos celebrado, como de costume, a 10 de dezembro corrente, decorre, este ano, sob o lema “Dignidade, liberdade e justiça para todos.”
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 10dez2022