Agência Panafricana de Notícias

UE prorroga por seis meses sanções contra três personalidades líbias

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) prorrogou por seis meses, ou seja, até finais de março de 2017, as sanções tomadas contra três atores políticos líbios “opostos à aplicação do acordo político líbio de 17 de dezembro de 2015”, soube-se esta terça-feira de fonte oficial.

Num comunicado transmitido esta terça-feira, à imprensa, o Conselho dos Estados-membros precisa que estas sanções foram decretadas contra Aguila Salah Issa, presidente do Conselho Líbio dos Deputados na Câmara dos Representantes.

Este Parlamento é reconhecido pela comunidade internacional, mas continua a não votar a sua confiança no Governo de União Nacional.

As sanções europeias visam ainda Nouri Abou Sahamien, presidente do Congresso Geral Nacional (CGN), Parlamento cessante não reconhecido pela comunidade internacional.

A terceira personalidade visada por estas sanções é Khalifa Al-Ghewel, primeiro-ministro designado pelo CGN.

Considerando que estas três personalidades minam a aplicação do acordo e a formação dum Governo de União Nacional, a União Europeia tomou contra elas medidas restritivas relativas ao bloqueio dos seus haveres na Europa e à proibição de vistos pelos países-membros da UE.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 04out2016