Agência Panafricana de Notícias

UE prorroga mandato da sua missão civil no Sahel-Níger até julho de 2016

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Missão Civil/Eucap/Sahel-Níger vai ficar no Níger até a 15 de julho de 2016 com o seu mandato de aconselhar as autoridades nigerinas e organizar formações para reforçar os meios de luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, assim decidiu quarta-feira a Comissão Europeia.

De acordo com um comunicado da Comissão Europeia enviada quarta-feira à imprensa em Bruxelas, a Missão Civil/Eucap/Sahel-Níger tem como objetivo promover o entrosamento no seio das forças de segurança nigerinas.

Também visa desenvolver os meios de que dispõe o Níger para conduzir as investigações criminais, facilitar a coordenação regional na luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada e fazer com que as forças de segurança estejam cada vez mais em condições de desempenhar o seu papel a longo prazo.

Lançada em maio de 2014, a missão europeia Eucap já formou três mil membros das forças de segurança interna, das Forças Armadas e da magistratura.

Dotada dum orçamento de nove milhões e 200 mil euros, a Eucap/Sahel-Níger é composta por 50 especialistas vindos de 11 Estados-membros da União Europeia.

-0- PANA AK/DIM/DD 24julho2014