Agência Panafricana de Notícias

UE promete 100 milhões de euros à Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) comprometeu-se em disponibilizar 100 milhões de euros ao Governo de União Nacional da Líbia logo após a sua formação, anunciou a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, aos membros do Conselho da Presidência Líbia após um encontro em Túnis, na Tunísia, soube-se terça-feira de fonte oficial europeia.

Segundo um comunicado do Conselho dos Estados-membros transmitido terça-feira à imprensa, ao assumir o compromisso de conceder esta soma ao futuro Governo líbio, a União Europeia pretende afirmar o seu apoio ao futuro executivo líbio.

O Conselho da Presidência líbia é um órgão criado no termo dum acordo para a instauração dum Governo de União Nacional na Líbia, em princípio antes do fim de janeiro de 2016.

O comunicado da UE sublinha que o montante deve servir para ajuda humanitária, reconstrução das instituições públicas e apoio ao setor da segurança.

Por seu turno, os membros do Conselho da Presidência líbia pediram o apoio da UE para lutar contra a organização terrorista Daech e controlar os fluxos migratórios.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 12janeiro2016