UE prolonga missão de controlo no sul do Mar Mediterrâneo
Bruxelas, Bélgica (PANA) – A missão naval europeia Sophia, de controlo no Mar Mediterrâneo, intensificará o apoio à Líbia para operações repressivas no mar com vista um controlo acrescido, segundo um comunicado divulgado quarta-feira pelo Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE).
Assim sendo, a Líbia poderá beneficiar de meios acrescidos para o controlo na terra, bem como para a formação da marinha e de guardas costeiros, revela o comunicado.
Ao mesmo tempo, Sophia vai reforçar meios áreos (aeronaves) para a supervisão de qualquer movimento no Mediterrâneo, indica a nota.
Este comunicado foi divulgado depois da decisão do Conselho dos Estados membros de baixar o número de navios que operam por conta de Sopha no Mediterrâneo, prolongando ao mesmo tempo a operação “Sophia” para 30 de setembro de 2019, contrariamente à data de 29 de março último, como inicialmente previsto.
Enquanto durar este prolongamento, os meios navais estão suspensos, revela o comunicado.
O mandato da missão Sophia é lutar contra redes dos passadores e de traficantes de seres humanos no sul do Mediterrâneo.
Esta decisão do Conselho dos Estados membros mostra que a UE continua a apoiar o Governo líbio de União Nacional, baseado em Tripoli, apesar dos violentos combates que decorrem nesta zona, depois da ofensiva lançada a 4 de abril corrente pelo marechal Khalifa Haftar, comandante do autoproclamado Exército Nacional líbio, do leste líbio em direção à capital líbia, Tripoli.
-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 24abril2019