UE preocupada com violência no centro do Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borell, declarou lque a UE está muito preocupada com a violência cometida na aldeia de Moura, na província de Mopti, no centro do Mali.
Informações segundo as quais as operações realizadas pelas Forças Armadas Malianas, acompanhadas de elementos russos, teriam causado a morte de várias centenas de pessoas na aldeia de Moura, na província de Mopti, no início da última semana, “são muito preocupantes”, indicou Borrell.
“Estas novas alegações de exações, na sequência dos acontecimentos de Nampala, Dogofry e Diabaly sobre os quais os elementos do inquérito preliminar ainda não foram publicados enfraquecem cada vez mais a estabilidade e põem em perigo a coexistência entre diferentes comunidades”, disse.
Para a UE, é essencial que a Missão Multimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) possa ter acesso aos locais dos acontecimentos a fim de apoiar as autoridades da transição no seu inquérito.
É também necessário que as conclusões desses inquéritos sejam publicadas a fim de que os responsáveis sejam levados a Tribunal, disse.
“O combate ao terrorismo não pode em caso algum justificar violações em massa dos direitos humanos”, afirmou o responsável europeu, acrescentando que o comportamento exemplar do Estado e das suas forças de segurança cujo mandato principal é proteger as populações civis “não pode sofrer nenhuma exceção” e a impunidade deve ser combatida com severidade e a maior urgência.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 04abril2022