Agência Panafricana de Notícias

UE preocupada com situação em Nilo Azul e Kordofan-Sul no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A União Europeia (UE) exprimiu a sua preocupação face aos recentes acontecimentos ocorridos no sudeste e no sudoeste do Sudão, exposto a conflitos, onde três trabalhadores humanitários morreram e um hospital foi bombardeado, bloqueando o trabalho dos humanitários no local.

Segundo o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, a UE está extremamente preocupada com a agravação da situação nas zonas de conflito do Nilo Azul e de Kordofan-Sul.

Ele indica, num comunicado, ter tramsmitido as suas "sentidas condolências" às famílias dos três humanitários mortos a 8 de fevereiro corrente no Sudão, na localidade Kurmuk.

Segundo a nota, o pessoal da Sociedade do Crescente Vermelho (SRCS) supervisionava a distribuição da ajuda alimentar fornecida pelas Nações Unidas no Estado do Nilo Azul.

As partes em conflito são exortadas a proteger o espaço humanitário e a respeitar as disposições do Direito Humanitário Internacional, afirmando que a retomada dos ataques na localidade afeta centenas de milhares de civis e impede os atores humanitários de prestar uma assistência humanitária eficaz.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 12fev2015