Agência Panafricana de Notícias

UE preocupada com crise no Egito

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) acompanha com "preocupação" o desenrolamento dos eventos no Egito e os confrontos entre manifestantes, exortando à calma e à retenção dos protagonistas, soube a PANA de fonte oficial.

Num comunicado dos serviços do Conselho dos Estados-membros transmitido sexta-feira à imprensa em Bruxelas, a União Europeia insta a todas as partes a engajar-se urgentemente num diálogo "inclusivo" sobre o consenso e a aprovação comum.

Para a União Europeia, "é da mais alta importância que o Egito continue a transição democrática que ela empreendeu e que a confiança no processo seja restaurada".

Esta posição da UE foi tomada após os confrontos entre apoiantes e opositores ao Presidente Mohamed Morsi, que se manifestam contra a sua vontade se atribuir poderes suplementares.

Quinta-feira, durante um debate no Parlamento Europeu em Bruxelas, o representante especial da UE para o Sul do Mediterrâneo, Bernardo Léon, exortou a UE a não congelar a ajuda concedida ao Egito, acrescentando que "o clima não é propício às sanções".

-0- PANA AK/TBM/MAR/TON 07dezembro2012