Agência Panafricana de Notícias

UE preocupada com condenação de Seif al-Islam e outros dignitários de Kadafi

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) exprimiu quarta-feira as suas preocupações face às penas proferidas pelo Tribunal de Apelação de Tripoli, relativas à condenação à morte de Seif al-Islam Kadafi e de vários responsáveis do antigo regime de Muamar Kadafi, na Líbia.

A UE partilha com a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) as suas preocupações relativas aos vereditos emitidos contra vários antigos colaboradores de Muamar Kadafi, nomeadamente, o seu filho Seif al-Islam Kadafi, indicou uma porta-voz do Departamento Europeu da Ação Externa em Bruxelas, na Bélgica.

A responsável europeia indicou que a UE está em busca de mais precisões sobre o caso, e sublinha a rejeição inicial da pena de morte, considerando que todas as partes líbias devem suspender a sua aplicação na Líbia.

Um tribunal de Tripoli anunciou, no seu veredito de terça-feira, que Seif al-Islam Kadafi, filho de Muamar Kadafi, foi condenado à morte por contumácia.

O ex-chefe dos Serviços de Inteligência, Abdallah al-Senoussi; o último primeiro-ministro de Kadafi, al-Baghdadi al Mahmoudi; e seis outros acusados foram também condenados à morte, enquanto oito outros obtiveram penas de prisão perpétua.

O tribunal condenou ainda 37 outros dignitários de Kadafi a penas entre cinco e 12 anos de prisão, enquanto quatro foram absolvidos.

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/IZ 30julho2015