Agência Panafricana de Notícias

UE preocupada com ataque de Daech contra terminais petrolíferos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A alta representante da União Europeia (UE), para a Segurança e Política dos Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, exprimiu a sua preocupação face ao ataque contra portos e campos petrolíferos na província do Crescente Petrolífero lançado recentemente por grupos armados do Estado Islâmico (Daech).

Num comunicado de imprensa publicado esta quarta-feira em Tripoli pela Delegação Europeia, Mogherini indicou que estas situações confirmam a urgente necessidade da formação dum Governo de Consenso Nacional tão cedo quanto possível e do restabelecimento da estabilidade no país.

Afirmou igualmente que, para o efeito, a UE está em contacto constante com o candidato ao posto do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional na Líbia, Fayez al-Sarraj, com as partes líbias e o emissário das Nações Unidas na Líbia, Martin Kobler.

As tropas do Daech lançaram, na madrugada de segunda-feira última até terça-feira, uma ofensiva contra a província do Crescente Petrolífero perpetrando um duplo ataque à viatura armadilhada, retomando o controlo da localidade de Ben Jawad e um quartel controlado por guardas das instalações petrolíferas, matando nove dentre eles e ferindo cerca de 40 outros nos combates nestas zonas.

Os guardas descobriram corpos de pelo menos 30 combatentes do Daech, apoderando-se de dois tanques de guerra e vários veículos utilizados por estes últimos no seu ataque contra os portos petrolíferos, indica-se.

-0-PANA BY/BEH/FK/DD 6jan2016