Agência Panafricana de Notícias

UE pede punição de culpados da violência na Nigéria

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia declarou-se "horrorizada" pelos recentes ataques contra igrejas cristãs na Nigéria e apelou às autoridades do país a punir os culpados destes "atos horríveis".

Num comunicado divulgado quarta-feira em Bruxelas, a alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Catherine Ashton, condena "severamente" tais ataques, deplorando as represálias levadas a cabo pelos cristãos e que fizeram cerca de 50 mortos e 150 feridos.

Segundo ela, é importante que os responsáveis por estas terríveis perdas em vidas humanas sejam julgados e punidos se forem declarados culpados.

Ela lembrou, a propósito, que a Constituição da Nigéria consagra a liberdade de convição e de religião.

Ashton anunciou que a UE vai estudar os meios de apoiar os esforços do Governo nigeriano para levar as diferentes comunidades religiosas a melhor compreender-se, "lançando um amplo diálogo", para evitar que tais atrocidades não se reproduzam no futuro.

Ela indicou igualmente que a UE pretende cooperar com as autoridades do país para reforçar a eficácia da luta contra o terrorismo.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 21junho2012