Agência Panafricana de Notícias

UE pede publicação de resultados pormenorizados de eleições presidenciais na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A missão de observação eleitoral da União Europeia (UE) na República Democrática do Congo (RDC) instou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) a respeitar o seu compromisso de divulgar os resultados pormenorizados por assembleia de voto das eleições presidenciais de segunda-feira.

A observância deste compromisso visa garantir a transparência do processo eleitoral, indicou quinta-feira a deputada europeia e chefe da missão da organização dos 27, Mariya Nedelcheva, que passava em revista o processo eleitoral.

Ela deplorou várias dificuldades encontradas pela CENI durante os preparativos eleitorais devido à insuficiência de infraestruturas e criticou a ausência do mecanismo de controlo previsto pela lei.

Também censurou o facto de que nenhuma limitação real foi imposta aos partidos políticos e aos candidatos em matéria de financiamento das suas campanhas, bem como a utilização dos recursos do Estado a favor dos candidatos da maioria no poder.

Para a UE, a segurança do processo eleitoral foi caraterizada por várias dificuldades e pela integração de elementos militares e mesmo de guardas privados no processo de segurança das operações de voto e que a compilação dos resultados suscitou "fortes preocupações".

A missão de observação eleitoral da UE, que prossegue na RDC, possui 147 observadores repartidos pelas 11 províncias do país e 35 bases urbanas e rurais, mais nove zonas de Kinshasa.

-0- PANA KON/TBM/FK/IZ 02dez2011