Agência Panafricana de Notícias

UE pede esforços para evitar tragédia humanitária no Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) - A Comissão da União Europeia, que desembolsou 50 milhões de euros em reação à situação de emergência no Sudão do Sul, apelou aos beligerantes para pôrem termo à crise e deixarem entrar o pessoal humanitário.

Um comunicado de imprensa transmitido à PANA em Cartum revela que o novo desembolso enquadra-se no âmbito da aplicação em 2013 de um plano humanitário da Comissão para o Sudão e o Sudão do Sul.

"Devemos tudo fazer para prevenir uma tragédia humanitária no Sudão do Sul", disse a comissária Kristalina Georgieva, citada no comunicado.

"O Sudão do Sul está à beira de uma tragédia humanitária que devemos evitar. Vários membros do pessoal humanitário deixaram o país desde a eclosão dos combates há nove dias", acrescentou.

Segundo ainda a comissária europeia, os que ficaram "fazem-no com grandes riscos e gostaria de prestar homenagem ao seu engajamento".

Há neste momentos "dezenas, senão centenas de milhares de cidadãos sul-sudaneses" que fogem os combates em várias partes do país, disse.

"Lanço um apelo urgente a todas as partes para deixar o pessoal humanitário fazer o seu trabalho, para lhe garantir a segurança necessária", disse.

-0- PANA MO/VAO/BSE/AAS/SOC/MAR/IZ 24dez2013