Agência Panafricana de Notícias

UE pede a Marrocos para concluir ratificação do novo acordo de pesca

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) pediu a Marrocos para concluir « o mais cedo possível”, o processo de ratificação do novo acordo de pesca concluído recentemente entre as duas partes, soube-se de fonte oficial.

O Parlamento marroquino já ratificou o novo acordo de pesca e só falta a assinatura do rei (Mohammed VI) para finalizar o processo de ratificação, soube-se em Bruxelas de fontes seguras.

Segundo a porta-voz da União Europeia, Hélène Banner, há dois anos é que o último acordo de pesca entre a UE e Marrocos expirou, e, enquanto Marrocos não concluir o processo de ratificação, os barcos de pesca europeus não poderão operar nas águas territoriais marroquinas.

Concluído por um período de quatro anos, a partir da sua entrada em vigor, o novo acordo de pesca deverá permitir a 126 barcos provenientes de 11 países europeus operarem nas águas territoriais de Marrocos.

Além disso, Marrocos deverá beneficiar duma contrapartida financeira de 30 milhões de euros em troca do acesso dos navios de pesca europeus às águas marroquinas.

O novo acordo prevê um aumento de quotas de pesca que passam de 60 mil para 80 mil toneladas para os pescadores europeus.

-0- PANA AK/IS/FK/DD 01maio2014