Agência Panafricana de Notícias

UE oferece 130 mil doses de vacina AstraZeneca à Guiné-Conakry

Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - Um segundo lote de vacinas AstraZeneca via COVAX de 130 mil doses cofinanciado pela União Europeia (UE) foi entregue quarta-feira ao Governo conakry-guineense, soube-se de fonte oficial esta sexta-feira, em Conakry.

O primeiro lote de vacinas da UE via COVAX de 190 mil doses foi enviado recentemente para a Guiné-Conakry.

De acordo com um comunicado da Delegação da UE em Conakry, o avião transportando o segundo lote de vacinas AstraZeneca do mecanismo COVAX chegou domingo passado a Conakry.

A mesma fonte afirmou que a UE é o principal doador do mecanismo COVAX, disponibilizando três biliões de euros para ajudar a assegurar pelo menos 1,8 biliões de doses para 92 países de rendimento fraco ou médio.

Além disso, a UE prometeu igualmente um apoio de um bilião de euros durante a Cimeira Mundial da Saúde, em Roma, (Itália), em maio último, através de uma nova iniciativa sobre o fabrico de vacinas, medicamentos e tecnologias de saúde, bem como ao acesso a estes em África.

Em resposta ao coronavírus na Guiné-Conakry, desde março de 2020, quando foi descoberto o primeiro caso no país, a Team Europe mobilizou quase 45 milhões de euros para lutar contra a pandemia.

Assim, a Team Europe é o principal doador na Guiné-Conakry em termos de volume de financiamento na luta contra a covid-19.

O novo lote de vacinas será utilizado para fornecer a segunda dose às pessoas que já foram vacinadas uma só vez, segundo a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).

Desde o início da campanha de vacinação, lançada em março último, 345 mil pessoas beneficiaram das duas doses de vacina necessárias contra 625 mil para aqueles que tinham apenas uma dose e estão à espera de da segunda.

A ANSS Exortou a população a optar pela vacinação em massa, respeitarem as medidas de barreira e o distanciamento físico.

-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 20ago2021