Agência Panafricana de Notícias

UE observa minuto de silêncio em homenagem às vítimas de atentado em Túnis

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os chefes de Estados e de Governos da União Europeia (UE), reunidos em cimeira em Bruxelas quinta e sexta-feiras, observaram um minuto de silêncio na abertura dos seus trabalhos em homenagem às vítimas do atentado do Museu de Bardo, em Túnis, que fez 22 mortos e 20 feridos, entre os quais numerosos turistas europeus participantes num cruzeiro no Mediterrâneo.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, que participou na conferência, disse que "devemos evitar cair na armadilha islamista contra a segurança", acrescentando que este atentado é uma advertência sobre o risco que a violência jihadista se espalha desde a Líbia.

O terrorismo é um fenómeno internacional e representa uma ameaça mundial, preveniu Schulz, revelando que 400 mil Líbios estão deslocados no interior do seu país e mais de um milhão e 500 mil pessoas se encontram na Tunísia.

Para os refugiados de outros países, a ausência de controlo nas fronteiras fez da Líbia um ponto de embarque maior para entrar na costa europeia em embarcações obsoletas na esperança de encontrar proteção na Europa, sublinhou o presidente do Parlamento Europeu.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 20março2015