Agência Panafricana de Notícias

UE mobiliza ajuda de 50 milhões de euros para cidades líbias

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) lançou, terça-feira, um programa de ajuda de 50 milhões de euros para as cidades líbias, visando reforçar o acesso dos migrantes e dos Líbios aos serviços sociais básicos, soube-se de fonte oficial.

Adotado no âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência para África, com um orçamento de 1,8 biliões de euros, o novo programa visa melhorar as condições de vida e resiliência das populações vulneráveis nas principais cidades líbias.

As novas ações deverão beneficiar os migrantes, os refugiados, as pessoas deslocadas no interior do país, as pessoas regressadas bem como as populações de acolhimento.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que 800 mil migrantes africanos estão encalhados na Líbia.

Durante o lançamento deste programa de ajuda, Federica Mogherini, alta representante da UE para a Política Externa e de Segurança Comum, declarou que a UE pretende, através deste novo programa, fornecer a assistência essencial às cidades líbias para reforçar a governação e os serviços públicos nas regiões mais vulneráveis.

Por outro lado, este programa apoiará as capacidades das administrações públicas e dos poderes públicos locais no domínio dos serviços básicos de saúde, educação, água e saneamento bem como serviços sociais, promovendo o acesso a uma ajuda de qualidade para esses serviços em particular para as pessoas mais vulneráveis.

A implementação deste programa é estreitamamente coordenada com o Governo de União Nacional, baseado em Trípoli e reconhecido pela comunidade internacional.

No âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência para África, a União Européia já desembolsou 237 milhões de euros para resolver os vários problemas que a Líbia enfrenta, incluindo nomeadamente o fornecimento de roupas, alimentos e produtos de higiene para mais de 33 mil pessoas.

-0- PANA AK/DIM/IZ 13março2018