Agência Panafricana de Notícias

UE levanta parcialmente sanções contra Zimbabwe

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu levantar parcialmente as sanções decretadas contra o Zimbabwe, anuncia um comunicado da Comissão Europeia divulgado esta quarta-feira em Bruxelas.

Entre estas sanções figuram a proibição de visto de entrada europeu que afetava 112 próximos colaboradores do Presidente zimbabweano, Robert Mugabe e as sanções contra a « Zimbabwean Mining Development Corporation (ZMDC)”.

A UE saúda o acordo encontrado entre os partidos políticos sobre o projeto final de Constituição e o anúncio da realização, em meados de março próximo, dum referendo constitucional visando limitar tanto a imunidade do Presidente como a duração do seu mandato.

Ao qualificar este acordo de "passo decisivo" na aplicação do Acordo Político Global de 2005, a UE afirma que isto dá um novo impulso ao processo de reforma e abre a via à realização de eleições pacíficas, transparentes e credíveis no Zimbabwe.

A UE apela a todos os partidos políticos do Zimbabwe para "manterem este impulso" com vista a aplicar integralmente o Acordo Político Global e o roteiro estabelecido pela Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC).

-0- PANA AK/AAS/IBA/FK/DD 20 fev2013