Agência Panafricana de Notícias

UE lança operação militar ao largo da Líbia para destruir barcos de migrantes

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os ministros europeus dos Negócios Estrangeiros e os seus homólogos da Defesa reuniram-se esta segunda-feira em Bruxelas e decidiram lançar uma operação militar no Mar Mediterrâneo ao largo da Líbia para destruir os barcos dos passadores, segundo um documento transmitido à imprensa no termo do Conselho Ministerial.

Esta operação, que será levada a cabo com navios de guerra e aviões, deve receber o aval do Conselho das Segurança da ONU, indicou a Alta Representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini.

A operação apenas poderá ser lançada depois da adoção na ONU duma resolução neste sentido que será introduzida pela União Europeia (UE).

Segundo os diplomatas, a operação não poderá ser lançada antes do mês de junho até que a resolução seja adotada.

Cinco países europeus - França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Espanha - comprometeram-se em fornecer barcos à missão e outros (Polónia e Eslovénia) vão providenciar aviões, indica o documento.

Embarcações obsoletas carregadas de migrantes clandestinos, na sua maioria Africanos, homens e mulheres e crianças, continuam a ser socorridas no Mediterrâneo pelos barcos europeus.

Milhares de migrantes morrem afogados antes da chegada de socorros.

-0- PANA AK/BEH/IBA/MAR/TON 18maio2015