Agência Panafricana de Notícias

UE lança fundo de emergência de 1,8 bilião de euros para África

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia decidiu lançar um fundo fiduciário de emergência de um bilião e 800 milhões de euros a favor da estabilidade e da luta contra as causas profundas da migração ilegal em África, anunciou quarta-feira, em Estrasburgo (França), o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

No seu primeiro discurso sobre o Estado da União desde a sua tomada de posse como chefe do Executivo da UE, Juncker explicou que objetivo deste fundo é melhorar a estabilidade e abordar as causas profundas dos fluxos migratórios irregulares nas regiões do Sahel, do lago Tchad, do Corno de África e da África do Norte.

Por outro lado, disse, pretende-se ajudar estas regiões a melhorar as suas perspetivas socioeconómicas e conceber políticas de gestão das migrações.

Os países beneficiários na região do Sahel e do lago Tchad são o Burkina Faso, os Camarões, o Tchad, a Gâmbia, o Mali, a Mauritânia, a Nigéria e o Senegal.

Para a região do Corno de África, beneficiarão dos créditos do fundo países como Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quénia, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia e Uganda.

Finalmente, para a região África do Norte, os países contemplados são Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

-0- PANA AK/BEH/DIM/IZ 10set2015