Agência Panafricana de Notícias

UE insta Líbios a assumirem suas responsabilidades para alcançar acordo sobre crise

Cairo, Egito (PANA) - A comunidade internacional exorta os Líbios a assumirem as suas responsabilidades e encontrarem um acordo para a resolução da crise e fazer face ao terrorismo de Daech e de outros grupos terroristas".

O apelo foi lançado terça-feira no Cairo pela Alta Represetante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança, Federica Mongherini, durante uma conferência conjunta com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Nabil Arabi.

Acrescentou que a UE trabalha com todas as partes regionais para apoiar o Governo de Entendimento Nacional na Líbia proposto pelo antigo enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Bernardino Leon.

Reafirmou a disponibilidade da UE e da comunidade internacional para um apoio total, nomeadamente no domínio da reconstrução na Líbia.

Falando da crise na Síria, Mongherini indicou que a UE dispõe de redes abertas a todos os países da região para resolver a crise, precisando que "a Europa deseja uma solução política da crise na Síria e a erradicação de organizações terroristas neste país".

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 04nov2015