Agência Panafricana de Notícias

UE impõe medidas mais estritas de controlo de citrinos importados da África do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu impor regras mais estritas na importação dos citrinos provenientes da África do Sul, devido a riscos de propagação da doença de mancha negra que afeta as hortas sul-africanas, soube-se de fonte oficial no local.

Num comunicado transmitido quinta-feira à imprensa em Bruxelas, o comissário europeu para a Saúde, Tonio Borge, explica que a proteção dos vegetais no território europeu é da mais alta importância e que «a UE não tem outra escolha que impor um regime mais estrito» para os citrinos provenientes da África do Sul.

Nos termos das novas medidas tomadas, os citrinos importados deste país serão submetidos a critérios mais severos, como o registo antes e após a colheita das análises químicas, bem como o registo obrigatório das empresas de condicionamento e das inspeções oficiais no local nas hortas de citrinos.

No mesmo contexto, uma amostra de pelo menos 600 frutos de cada tipo de critrinos para 30 toneladas será selecionada pelas autoridades sul-africanas para análises.

Segundo um documento transmitido à imprensa, em 2013, os países da União Europeia importaram da África do Sul 600 mil toneladas de crtrinos.

-0- PANA AK/BEH/FK/DD 30maio2014