Tripoli, Líbia (PANA) - Dezanove representantes de instituições judiciárias, da Polícia e financeiras líbias participaram num ateliê de formação, no quadro de um projeto da União Europeia (UE) de três anos intitulado "Reforçar as capacidades nacionais da Líbia para evitar e combater a corrupção e branqueamento de capitais".
Segundo fonte oficial, o projeto, patrocinado pela União Europeia foi lançado, em setembro último, pelo Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime.
Um comunicado da Delegação da UE na Líbia precisa que a formação se centrou em inquéritos e acusações ligados a casos de corrupção, bem como nas competências necessárias para localizar, apreender e confiscar bens ligados a tais casos.
A UE declarou que, numa altura em que a Líbia entra numa nova fase política, o reforço da transparência e da responsabilidade é um dos elementos essenciais de um caminho democrático estável.
Por conseguinte, a UE apoia este processo através da formação das autoridades líbias na luta contra a corrupção e o branqueamento de capitais.
-0- PANA BY/IS/SOC/DIM/IZ 09abril2021