Agência Panafricana de Notícias

UE financia projeto para crianças desfavorecidas no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu quarta-feira ao Congo um apoio financeiro de 600 mil euros para um projeto de reforço das capacidades dos atores locais a favor das crianças congolesas em dificuldade, anunciou o Ministério dos Assuntos Sociais, num comunicado divulgado em Brazzaville.

O financiamento da UE representa 75 porcento do custo total do projeto elaborado pela Organização Não Governamental (ONG) Triângulo Geração Humanitária e a rede dos intervenientes sobre o fenómeno das crianças em ruptura com a ajuda do Governo congolês.

O objetivo do projeto é melhorar a proteção e a reinserção das crianças vulneráveis pela sensibilização e o reforço das capacidades de intervenção dos atores públicos e associativos.

"Estes jovens em situação de grande exclusão constituem, para nós, poderes públicos e organizações da sociedade civil, um grande desafio. Este desafio é a proteção social da criança, em termos de saúde, de higiene, de educação, de formação, de participação na vida económica. Numa palavra, fazer destas crianças e destes jovens cidadãos completos", explicou a ministra dos Assuntos Sociais, Emilienne Raoul.

Num estudo divulgado em 2003, a ONG americana International Rescue Comitte (IRC) identificou cerca de duas mil crianças de rua em Brazzaville e em Ponta Negra (sul do país), principal polo económico no sul do Congo.

-0- PANA MB/BEHMAR/DD 23abril 2014