UE financia melhoria da qualidade do espaço público em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – A União Europeia (UE) atribuiu quinta-feira a Cabo Verde meio milhão de euros destinados ao financiamento de projetos de arranjos urbanísticos, soube a PANA de fonte oficial.
Este fundo vai permitir a sete municípios cabo-verdianos avançarem com projetos de arranjo urbanístico para melhorar a qualidade do espaço público, nomeadamente a requalificação de parques e de jardins, disse a fonte.
Numa nota de imprensa, a ANMCV explica que estas ações resultam dum projeto denominado "Valorizando o nosso espaço público", implementando por si e financiado pela UE.
Segundo a mesma fonte, foram selecionados seis projetos, de 13 candidaturas, a implementar em sete municípios de Cabo Verde.
"A ANMCV e a União Europeia apostam no fortalecimento do poder local, como pilar de um bom funcionamento da democracia e de serviços públicos de qualidade", referiu o documento, sublinhando que "as ações agora aprovadas pretendem melhorar a qualidade e acesso equitativo a espaços públicos."
Na ilha de Santiago, foram contemplados projetos como a requalificação de um parque infantil e um espaço intergeracional em Santa Cruz, a criação de um espaço público de lazer e recreio em São Miguel e um outro em São Domingos, além da arborização com fruteiras na cidade do Tarrafal.
Na ilha de Santo Antão, foi selecionado um projeto para transformar o bairro da Covada, em Porto Novo, num "bairro atrativo e funcional, de forma sustentável e inclusiva."
Na ilha de São Nicolau, a valorização do Parque do Monte Gordo abrange os municípios de Ribeira Brava e Tarrafal.
A assinatura dos contratos de financiamento entre a UE, a ANMCV e os municípios aconteceu quinta-feira, 18 de março, na cidade da Praia.
-0- PANA CS/DD 18mar2021