Agência Panafricana de Notícias

UE financia escolarização de 25 mil crianças no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Mali lançou, quinta-feira, um Programa de Apoio à Inclusão Escolar (PAIS, sigla em francês), financiado pela União Europeia (UE), para o retorno à escola de cerca de 250 mil crianças não escolarizadas, anunciou sexta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

O programa, que foi lançado na aldeia de Nossombougou, na região de Koulikoro, a 80 quilómetros a capital, Bamako, é financiado pela UE no valor de 40 milhões de euros (mais de 26 biliões de francos CFA) e será implementado até 2022.

A sua implementação estará a cargo do UNICEF, do PAM, do Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC) e do Comité Internacional de Socorro (IRC), em mais de seis mil escolas das regiões de Kayes (oeste), Koulikoro (noroeste), Ségou (centro), Sikasso (sul), Mopti (centro), Gao e Menak (norte).

O programa visa a reinserção de crianças não escolarizadas, a formação dos atores da Escola e a melhoria das condições de aprendizagem nas escolas apoiadas, para manter nelas os alunos o maior tempo possível.

Estima-se em um milhão e 200 o número de crianças malianas dos sete aos 12 anos de idade que se encontram fora do sistema escolar normal, ou seja, cerca da metade da população em idade escolar.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/IZ 14dez2018