Agência Panafricana de Notícias

UE financia 500 milhões de euros para desenvolvimento sustentável no Níger

Niamey, Níger (PANA) – O Níger e a União Europeia (UE) assinaram, quinta-feira, em Bruxelas, sete convenções de financiamento de 500 milhões de euros dos quais 107 milhões, ou seja, mais de 70 biliões de francos CFA, imediatamente desembolsados, anunciou a Agência Nigerina de Notícias (ANP, oficial).

Segundo a ANP, estas convenções foram assinadas na presença do Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, em visita de trabalho e de amizade em Bruxelas, pelo ministro nigerino do Plano, Kané Aichatou Boulama, e pelo comissário europeu para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Neven Mimica.

Além destes 500 milhões de euros, foram ainda aprovados nove projetos no quadro do Fundo Fiduciário de Emergência de 140 milhões de euros destinados a lutar contra a migração irregular.

Estes projetos abrangem a formação profissional, a criação de 10 mil empregos, a transferência de créditos e o desenvolvimento (agricultura, pecuária).

As convenções de financiamento têm relação, nomeadamente, com a reforma setorial, em apoio ao setor da segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento sustentável, à reforma setorial no domínio da educação, ao desencravamento das regiões de risco de insegurança e conflitos, ao apoio à sociedade civil e à reforma do estado civil.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 16dez2016