Agência Panafricana de Notícias

UE financia 40 milhões de euros para energias renováveis na Argélia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) e a Argélia assinaram, segunda-feira, em Bruxelas, um projeto de financiamento de 40 milhões de euros para apoiar programas de energias renováveis e da reforma das finanças públicas neste país da África do Norte.

O projeto de financiamento, que cobre igualmente as trocas comerciais entre as duas partes, foi assinado na capital belga pelo ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra, e pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Féderica Mogharini, no quadro da X sessão do Acordo de Associação entre a UE e Argélia.

Com a assinatura deste projeto, a Argélia torna-se no primeiro país da África do Norte a adotar prioridades de parcerias com a UE com vista a concentrar a cooperação futura nos domínios de interesse comum determinados conjuntamente, refere uma nota oficial transmitida à imprensa, em Bruxelas, sede da União Europeia.

Os créditos a serem concedidos à Argélia devem permitir a este país apoiar em particular dois domínios prioriotários escolhidos entre as novas prioridades de parcerias, designadamente o desenvolvimento económico e a energia.

Além disso, estes créditos devem permitir apoiar a nova abordagem económica argelina centrada na diversificação da sua economia, bem como a melhoria do clima de negócios entre as duas partes.

-0- PANA AK/BEH/SOC/MAR/IZ 14março2017