UE exorta líbios a aceitarem convite para se reunirem de novo
Tripoli, Líbia (PANA) - A União Europeia (UE) pediu aos dirigentes líbios para aceitarem o convite do representante do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Abdoulaye Bathily, para se encontrarem de novo sem delongas, soube a PANA de fonte oficial.
O pedido feito por ocasião do mês sagrado do ramadão vai ao encontro duma iniciativa lançada em novembro de 2023 por Bathily, a fim de reunir os cinco atores principais do país com o fito de ultrapassarem desacordos sobre as leis eleitorais e questões políticas pendentes, realizarem eleições legislativas e presidenciais, e resolverem finalmente a crise política.
O processo esbarra contra bloqueios devidos a razões avançadas pelos convidados antes de comparecer a este encontro, segundo um comunicado publicado terça-feira pela Delegação da UE na Líbia.
Os diplomatas europeus acreditados na Líbia indicaram que o mesmo pode realizar-se durante o mês do Ramadão que representa uma oportunidade de se pôr de lado as divergências e avançar para a reconciliação e unidade nacionais.
a UE exortou os dirigentes líbios a discutirem e resolverem todos os obstáculos que impeçam os cidadãos líbios de restaurarem a legitimidade das instituições atravès das eleições nacionais.
Quando numerosos desafios securitários e económicos afetam cada vez mais o dia-a-dia dos líbios e todo o país, embaixadores europeus apelaram, por outro lado, aos líderes líbios para se entenderem com urgência sobre as reformas necessárias à manutenção da estabilidade e economia, a fim de que os líbios possam celebrar sem medo nem sofrimento.
"Por ocasião do mês do ramadão que incarma a paz, tolerância e perdão", os embaixadores dos países da UE exortam igualmente todas as partes líbias a trabalharem no espírito do mês sagrado e libertarem pessoas arbitrariamente detidas, com sinal de boa-fé", lê-se no comunicado.
Endereçaram finalmente as mais calorosas felicitações ao povo líbio por ocasião do mês sagrado do ramadão, esperando que este mês de benção traga alegria e prosperidade a todos os líbios e a todos os muçulmanos da região nestes tempos difíceis.
"Desejamos a todos líbios, homens e mulheres, um ramadão abençoado e pacífico, esperando que este mês leve os dirigentes a ultrapassarem as suas divergências a fim de construírem juntos uma Líbia unida, soberana, democrática e próspera", escreveram no seu comunicado conunto.
Por sua vez, o representante de Antório Guterres (SG da ONU), Abdoulaye Bathily, também dirigiu os seus mais sinceros parabéns a todos os líbios, esperando que este mês sagrado traga benção e inspire todos os dirigentes líbios para se mobilizarem no sentido de promoverem a paz, o diálogo e unidade, e encontrarem uma solução correspondente às expetativas do povo líbio de pôr fim à divisão e instabilidade no país.
-0- PANA BY/JSG/DD 12março2024