Agência Panafricana de Notícias

UE exorta beligerantes na Líbia a aceitar apelo para trégua de Aïd Al-Adha

Trípoli, Líbia (PANA) – O chefe da delegação da União Europeia (UE) na Líbia, Alan Bugeja, apelou aos beligerantes do conflito líbio para se conformar com o apelo para uma trégua por ocasião de festa muçulmana de Aïd Al-Adha, formulado pelo enviado das Nações Unidas no país, Ghassan Salamé.

Num comunicado publicado, esta sexta-feira, Bugeja convidou as partes envolvidas "na guerra insensata, em Trípoli, para, no auge destes tempos sagrados, aderirem à trégua que o representante especial, Salamé, está a procurar obter”.

O diplomata europeu justificou, acrescentando que não se trata apenas de dar uma pausa indispensável às pessoas mais afetadas, mas também como um primeiro passo para o fim da violência e o regresso a um processo político.

"No próximo domingo, o povo líbio vai celebrar o início de Aïd Al-Adha, um tempo de oração, reflexão, solidariedade com os necessitados e reconciliação. Eu apresento-lhes os meus votos mais sinceros para férias pafícifas.

"Os meus pensamentos vão às pessoas enlutadas, aos feridos , às pessoas torturadas e maltratadas, às pessoas raptadas e detidas arbitrariamente, às pessoas deslocadas, às pessoas privadas dos seus direitos e a todos os cidadãos líbios que foram duramente afetados pela instabilidade e pelo conflito destes últimos anos”, afirmou o chefe da Missão da UE, na Líbia.

Ele  endereçou as suas felicitações aos Líbios por ocasião de Aïd Al-Adha e reiterou o seu apelo às partes em conflito para subscrever à trégua que o representante especial está a tentar,  no espírito deste período santo.

O enviado da ONU na Líbia propôs uma trégua, na Líbia, por ocasião da festa de Aïd Al-Adha, durante um briefing no Conselho de Segurança no quadro de um plano de resolução da crise.

Este plano também comporta duas reuniões, sendo uma a nível internacional, que agrupa os países envolvidos no dossiê líbio, e a outra entre os Líbios, para concluir o processo político e  culminar numa solução para a crise.

Na quinta-feira à noite, a Missão Especial das Nações Unidas na Líbia(UNSMIL) pediu aos beligerantes um compromisso escrito  para a noite de sábado a domingo de observar um trégua que se inicia no dia de Aïd Al-Adha   previsto para domingo, 11 de agosto corrente.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ  10ago2019