Agência Panafricana de Notícias

UE exige respeito pelo direito internacional na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) exige o pleno respeito pelo “direito  internacional, incluindo o direito internacional humanitário”.

A exigência da UE segue-se ao ataque aéreo mortífero contra uma fábrica de biscoitos, perto de Tripoli,

"Que os que o violam (este direito) sejam  responsabilizados. É urgente tomar-se todas medidas necessárias para a proteção dos civis”, indignou.

Uma fábrica de biscoitos, na região de Wadi Al-Rabie, a sul de Tripoli, foi atingida segunda-feira por um ataque aéreo que matou dois cidadãos líbios e cinco estrangeiros originários do Egito, do Níger e do Bangladesh, todos empregados da fábrica.

"Isto, como nos precedentes ataques similares contra zonas civis em Tripoli e nos arredores, mostra a urgência dûma solução política e lembra-nos que não há solução militar para à crise líbia”, indica um comunicado divulgado terça-feira pela UE que exorta a “todas as partes a porem termo imediatamente à violência e voltarem a um processo político sob a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

A União Europeia comprometeu-se a continuar "a apoiar o trabalho do representante especial das Nações Unidas que visa relançar o processo político".

A iniciativa de Berlim (Alemanha) é a ocasião de se pôr termo ao conflito e se resolver os problemas que o causam e se traçar a via da paz, da reconciliação e da estabilidade”.

Uma reunião preparatória da Conferência Internacional de Berlim sobre a Líbia destinada a encontrar uma solução política neste país da África do Norte está prevista para esta quarta-feira.

-0-PANA BY/BEH/MAR/DD 19nov2019