Agência Panafricana de Notícias

UE estabelece ponte aérea humanitária na RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA)- A União Europeia (UE) estabeleceu uma ponte aérea humanitária para a República Centroafricana (RCA) para transportar víveres, medicamentos e outros produtos de primeira necessidade após os massacres perpetrados neste país por milícias de autodefesa cristãs e muçulmanas, anuncia um comunicado transmitido segunda-feira à imprensa em Bruxelas.

Segundo o comunicado, um avião jet CRJ, com capacidade de 50 passageiros e cinco toneladas de produtos humanitários, chega terça-feira a Doualá, nos Camarões, donde a ajuda será transportada para a RCA.

A UE indica que a chegada das tropas francesas e outras forças internacionais a Bangui, capital da RCA, e o seu desdobramento em províncias representam a única fonte de esperança de segurança para milhões de Centroafricanos que viveram no medo durante todo o ano.

Para o ano de 2013, a UE duplicou largamente a sua ajuda humanitária à RCA, elevando-a para mais de 20 milhões de euros, sublinha o comunicado.

Por outro lado, a UE decidiu duplicar o número dos seus peritos em Bangui, para trabalhar com as agências humanitárias encarregues de gerir a sua ajuda.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 9dez2013