Agência Panafricana de Notícias

UE envia peritos eleitorais para presidenciais no Togo

Lomé, Togo (PANA) – A União Europeia (UE) enviou ao Togo uma missão de dois peritos técnicos eleitorais com vista ao próximo escrutínio presidencial de 15 de abril próximo, soube a PANA esta terça-feira de fontes diplomáticas em Lomé.

Segundo o chefe da delegação da UE em Lomé, Nicolas Berlanga-Martinez, estes peritos que permanecerão no Togo durante dois meses vão preparar um relatório que não será publicado, mas servirá para « desenvolver » o diálogo que a UE realizará com as autoridades togolesas após o escrutínio presidencial.

Este relatório, sublinhou o responsável europeu, vai ajudar na melhoria da qualidade dos processos eleitorais no Togo.

A UE, um dos principais doadores de fundos do Togo, envia a cada escrutínio missões de peritos eleitorais com vista a fazer recomendações para a melhoria das eleições geralmente fontes de conflitos no país.

As eleições presidenciais de 15 de abril próximo no Togo será disputada por cinco candidatos, dos quais o atual chefe de Estado, Faure Essozimna Gnassingbé, e Jean-Pierre Fabre, líder do principal partido político da oposição, a Aliança Nacional para a Mudança (ANC).

-0- PANA FAA/BEH /FK/TON 24março2015