Agência Panafricana de Notícias

UE envia conselheiros em proteção de fronteiras à Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A União Europeia (UE) vai enviar, nos próximos dias, para a Líbia conselheiros em matéria de proteção das fronteiras, anunciou o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, durante uma conferência de imprensa, realizada domingo à noite, em Tripoli.

« O trabalho da equipa enviada pela UE vai limitar-se a dar conselhos técnicos à Líbia no domínio da proteção das fronteiras, em conformidade com o acordo assinado para o efeito entre a Líbia e a UE », explicou Zeidan, rejeitando assim qualquer ideia de presença militar estrangeira no território líbio.

O anúncio pelo primeiro-ministro líbio da chegada de peritos civis europeus acontece na sequência das declarações de responsáveis franceses dando conta "presença de grupos de jihadistas no sul da Líbia provenientes do Mali após a intervenção francesa no norte deste país da África Ocidental".

Sexta-feira última, o Presidente francês, François Hollande, exprimiu o seu desejo de estabelecer uma cooperação com a Líbia para erradicar os « grupos terroristas » presentes no país, descartando, no entanto, qualquer intervenção fora do quadro das Nações Unidas.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 3junho2013