Agência Panafricana de Notícias

UE engaja-se na luta contra droga na África Ocidental

Dakar- Senegal (PANA) -- A União Europeia (UE) comprometeu-se a conceder 15 milhões de euros à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a ajudar na sua luta contra o tráfico de drogas, o crime organizado e o abuso de droga, anunciou segunda-feira em Dakar o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux.
Falando na abertura duma conferência ministerial sub-regional de três dias sobre o tráfico de drogas, ele indicou que no seu país o volume de negócios da droga se estimou em 2009 em dois biliões e 200 milhões de euros.
Hortefeux deplorou a banalização da cocaína, o regresso da heroína, a influência da cannabis e os delitos da droga nos países, desejando uma intensificação e uma harmonização das acções da comunidade internacional.
Ele decidiu propor, no quadro do Pacto Europeu contra o Tráfico Internacional de Drogas, um reforço das plataformas de oficiais de ligação de Accra, no Gana, e de Dakar, no Senegal, antes de as inscrever numa larga rede de partilha de informações, incluindo com a Europol.
A conferência de Dakar reúne os ministros do Interior da Gâmbia, de Cabo Verde, da Guiné-Conakry, da Guiné-Bissau, do Mali e do Senegal em redor do tema "Harmonização da Luta contra a Droga na África Ocidental".