Agência Panafricana de Notícias

UE encoraja Congo a continuar mediação na RDC e na RCA

Brazzaville, Congo (PANA) – O coordenador da União Europeia (UE) para a Região dos Grandes Lagos, Koen Vervake, convidou o chefe do Estado congolês, Denis Sassou N’Guesso, a prosseguir a sua mediação na resolução da crise no leste da República Democrática do Congo (RDC) e na República Centro-Africana (RCA).

"A UE quer contribuir para os esforços de paz que o Secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU) está a envidar para encontrar uma solução na RD Congo.
Na RCA, é claro que o Presidente do Congo contribuiu muito para os acordos de Libreville (Gabão) e agora para a aplicação enquanto Presidente do Comité de Acompanhamento. Então, é indispensável trabalharmos juntos e consultar-lhe", declarou Vervake, no termo duma audiência com o líder congolês.

Sassou N'Guesso e o seu interlocutor congratularam-se com progressos notados nos dois casos.

Para o emissário da UE, "é muito importante que as Nações Unidas possam realizar operações um pouco mais rigorosas contra grupos armados e que haja também uma ação muito clara e muito intensa em Kinshasa (capital da RD Congo) e na região em particular, e também em Kigali (Rwanda) para se estabelecer a base duma estabilidade a mais longo prazo na RD Congo".

Koen Vervake afirmou que na RCA estruturas estão a ser instaladas.

Segundo ele, um novo Governo de União Nacional, com um primeiro-ministro da oposição, um comité de acompanhamento onde parceiros internacionais possam intervir constituem elementos indispensáveis para uma resolução da crise.

"Estamos de acordo que devemos trabalhar afincadamente nos próximos meses tanto em Bangui (capital centro-africana) como em Kinshasa, a fim de colocar este processo na boa via para uma finalidade duradoura ", anunciou o responsável europeu, acrescentando ter saído da audiência com a "esperança que a RDC e a RCA reencontrem brevemente a paz e a estabilidade".

O Presidente congolês assume a Presidência rotativa da Conferência Internacional para a Região dos Grande Lagos (CIRGL) desde janeiro último, na qualidade de facilitador.

Medianeiro nas negociações de Libreville sobre a crise na RCA, o líder congolês preside igualmente ao Comité de Acompanhamento dos Acordos assinados a 11 de janeiro último entre diferentes protagonistas centro-africanos.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 15fev2013