UE elogia sistema judicial e liberdade de imprensa na Gâmbia
Banjul, Gâmbia (PANA) - O principal observador das eleições da União Europeia (UE), na Gâmbia, Miroslav Poche, elogiou os esforços do Governo gambiano para melhorar o sistema judicial e a liberdade de imprensa no país.
Ele afirmou que as reformas em curso no país estão em conformidade com as recomendações feitas, em setembro de 2017.
"Estamos optimistas. O sistema judicial e o domínio da liberdade de expressão evoluíram significativamente", declarou Poche, acrescentando que se deve fazer mais quando o processo de revisão constitucional em curso estiver concluído.
Poche fez estas observações quinta-feira, após uma audiência com o Presidente gambiano, Adama Barrow, em Banjul.
Afirmou que a sua equipa se encontra na Gâmbia para dar seguimento às recomendações formuladas no relatório do Observatório Eleitoral da UE, de setembro de 2017.
Na sua opinião, as recomendações abordaram questões políticas e cívicas relevantes que seriam cruciais para as próximas eleições de 2021, tais como a participação das mulheres nas eleições, o financiamento de campanhas eleitorais, os papéis da sociedade civil e dos meios de comunicação social, entre outros.
O enviado da UE manifestou a esperança de que o processo de revisão constitucional em curso tenha em conta algumas das principais recomendações chaves do relatório.
"Tivemos discussões muito abertas. Discutimos em pormenor sobre as propostas e a preparação da nova Constituição.
"Mencionámos algumas das nossas recomendações sobre a participação das mulheres no país. Continuamos plenamente empenhados, na Gâmbia, durante este período de transição", afirmou.
-0- PANA MSS/VAO/ASA/IS/DIM/IZ 11out2019