Agência Panafricana de Notícias

UE e África do Sul examinam cooperação bilateral

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Uma reunião tripartida União Europeia (UE), a África do Sul e a República Checa decorrerá sexta-feira próxima na cidade do Cabo sob a co-presidência da ministra sul- africana dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini Zuma, e do seu homólogo checo, Karel Schwarzenberg, cujo país assume desde 1 de Janeiro corrente a presidência rotativa da UE, soube-se de fonte oficial.
As duas partes abordarão igualmente a cooperação bilateral no domínio da energia, da segurança alimentar, do ambiente e da mudança climática, de acordo com a fonte.
O Zimbabwe, país vizinho da África do Sul, afectado há vários meses por uma crise política profunda, consta igualmente da agenda desta reunião.
Os delegados examinarão por outro lado a evolução das negociações com vista à conclusão de um Acordo de Parceria Económica (APE) entre a União Europeia e os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, tomará parte nesta reunião que se debruçará sobre os efeitos da crise financeira global que abala o mundo actualmente, de acordo com a fonte.
A África do Sul e a UE estão ligadas desde Novembro 2006 por um "acordo de parceria estratégica" na medida em que, soube-se da mesma fonte, os Europeus consideram este país africano como uma potência económica emergente do continente negro.