Agência Panafricana de Notícias

UE e Tunísia assinam acordo de parceria sobre mobilidade

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) e a Tunísia assinaram, segunda-feira, um acordo de parceria de mobilidade por ocasião da organização em Bruxelas do Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Europeus, soube a PANA de fontes oficiais.

As duas partes leram, sucessivamente, uma declaração conjunta pela comissária europeia encarregue do Interior, Cecilia Mamstrom, e pelo embaixador da Tunísia junto da União Europeia, Tehar Cherif.

O acordo visa facilitar a circulação das pessoas entre a UE e a Tunísia, bem como promover uma gestão comum e "responsável" dos fluxos migratórios, nomeadamente através da simplificação dos procedimentos de concessão de vistos.

Cecilia Malmstrom indicou que a UE vai apoiar as autoridades tunisinas nos seus esforços relativamente à política de asilo para estabelecer um sistema de proteção dos refugiados e dos requerentes de asilo.

A instauração desta parceria vai permitir a abertura de negociações para um acordo com vista à facilitação da concessão de vistos.

Esta parceria euro-tunisina é a terceira entre a UE e os países africanos. As duas primeiras são com Marrocos e Cabo Verde.

Segundo um documento transmitido à imprensa em 2012, no total 125 mil e 594 pedidos de visto Schengen foram entregues aos Consulados dos Estados Schengen na Tunísia.

Dados do Gabinete Europeu de Estatística (EUROSTAT) indicam que 343 mil e 963 cidadãos tunisinos residiam legalmente na UE em finais de 2012.

-0- PANA AK/IS/IBA/MAR/TON 03março2014