Agência Panafricana de Notícias

UE e Marrocos assinam acordo de liberalização de trocas comerciais

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Parlamento Europeu aprovou quinta-feira um acordo comercial de liberalização recíproca das trocas de produtos agrícolas entre Marrocos e a União Europeia, soube-se de fonte oficial.

O novo acordo comercial UE-Marrocos prevê a liberalização das trocas comerciais para 45 porcento das exportações da UE e 55 porcento das importações provenientes de Marrocos.

Após um período de 10 anos, a parte das exportações europeias para o mercado marroquino poderá aumentar 70 porcento, prevê o acordo.

Uma disposição do acordo prevê um sistema dos preços de entrada e de contigentes tarifários para os produtos europeus sensíveis, como os tomates.

Além disso, medidas de salvaguarda serão aplicadas, se as importações de produtos marroquinos acabarem por perturbar fortemente o mercado europeu.

A aplicação deste acordo implica que, em 10 anos, os alimentos em conserva, os frutos e legumes, os cereais, bem como os produtos leiteiros provenientes da UE serão totalmente liberalizados.

Os produtos que ficarão submetidos a um contingentamento tarifário (não liberalizados), como a carne, as salgas e o azeite vindos da Europa, serão objeto de um aumento de volume das exportações para Marrocos.

O acordo dispõe contudo que os produtos marroquinos importados na Europa, como os tomates, o alho, os pepinos, as abobrinhas e os morangos, não serão completamente liberalizados.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 17fev2012