Agência Panafricana de Notícias

UE e Líbia discutem sobre vistos de entrada para Europeus

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A União Europeia (UE) iniciou contactos "de alto nível" com a Líbia para tentar encontrar uma solução para o diferendo diplomático criado após a decisão líbia de já não conceder vistos de entrada aos cidadãos dos países do Espaço Schengen, soube-se de fonte oficial europeia.
Falando terça-feira à imprensa em Bruxelas, um porta-voz europeu deplorou o facto de que, além da suspensão da concessão de vistos de entrada, a Líbia recusa a entrada no seu território aos Europeus que já obtiveram um visto.
Tripoli tomou esta decisão depois de a Suíça a ter informado sobre uma lista de 181 Líbios proibidos de visto suíço, na sequência dum caso de detenção na Líbia de dois cidadãos helvéticos.
Depois de ter aderido ao Espaço Schengen, a Suíça aceita os vistos emitidos pelos Estados membros da UE, apesar de não ser membro da UE.
O Grupo de Vistos dos Países do Espaço Schengen vai reunir-se esta semana para decidir sobre a réplica a dar à Líbia.
No entanto, o porta-voz europeu excluiu a aplicação da proibição de vistos decidida pela Suíça por solidariedade para os países do Espaço Schengen.
Num comunicado transmitido à imprensa, a Comissão Europeia deplora que a Líbia tenha tomada medidas "unilaterais e desproporcionadas" contra cidadãos europeus.