Agência Panafricana de Notícias

UE disponibilizou $ 126 milhões para combater pobreza no Benin em 2009

Cotonou- Benin (PANA) -- A União Europeia (UE) disponibilizou durante o ano de 2009 cerca de 65 biliões de FCFA (mais de 126 milhões de dólares) a favor do Benin, com vista a ajudar este país a combater a pobreza, soube-se neste sábado de fontes oficiais em Cotonou.
Este subsídio da UE serviu para financiar os sectores de concentração da cooperação, entre os quais o reforço da governação, o desenvolvimento das infraestruturas e a aceleração do crescimento pelo apoio orçamental.
Fora destes sectores, a UE apoia também as acções visando apoiar a sociedade civil, bem como a luta contra o tráfico de crianças, o sector privado ou a protecção do ambiente.
Desde os anos 60, logo depois da independência do Benin, a UE honra os seus compromissos de apoiar este país na sua estratégia para a redução da pobreza, permanece, desde então, o primeiro parceiro de desenvolvimento do Benin com uma ajuda não reembolsável de 244 biliões de FCFA (mais de 474 milhões de dólares americanos) a título do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) cuja execução está em curso.
A cooperação entre a UE e o Benin vai para-além do FED e cobre projectos financiados através das Facilidades Água e Energia, dos apoios com fundos regionais e financiamentos temáticos a favor de actores não estatais ou organizações regionais sem esquecer a Facilidade Alimentar de que o Benin beneficiou em 2009 após a crise alimentar mundial estimada em 13 milhões de euros.