Cartum, Sudão (PANA) - A União Europeia (UE) disponibilizará uma ajuda humanitária suplementar, no valor de 55 milhões de euros, ao Sudão, soube a PANA de fonte oficial em Cartum.
A notícia segue-se a uma visita do primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdouk, a Bruxelas, na Bélgica, para participar numa reunião dos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros, segundo a Agência de Notícias Oficial Sudanesa (SUNA).
A UE tomou o compromisso para com o primeiro-ministro sudanês a fim de ajudar o Sudão “não só no plano político mas igualmente no plano financeiro”, de acordo com a fonte.
O Governo sudanês reagiu à ajuda da UE pondo em prática um anúncio político anterior com uma delegação da UE em visita, segundo a qual o acesso será facilitado para o encaminhamento da ajuda humanitária nas zonas afetadas pelo conflito, em todo o país, incluindo as controladas por movimentos rebeldes armados.
A Comissão Europeia exprimiu a sua satisfação com a decisão do Governo sudanês de suprimir restrições impostas pelo Governo cessante do Presidente demitido, Omar el-Bashir, sobre a distribuição da ajuda humanitária, em particular nas regiões de Cordofão-Sul (sudeste), do Nilo Azul e de Darfur (oeste), de acordo com a SUNA.
-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/MAR/DD 12novembro2019