Agência Panafricana de Notícias

UE desembolsa seis milhões de euros para estabilização da Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu desembolsar seis milhões de euros que serão concedidos ao Fundo de Estabilização para a Líbia, criado por iniciativa conjunta do Governo líbio e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, o Fundo de Estabilização visa restabelecer as infraestruturas destruídas nas zonas afetadas pelo conflito, com vista a reinstalar os serviços essenciais a níveis das municipalidades e apoiar assim os esforços envidados pelo país, visando a estabilização política geral da Líbia e relançar a atividade económica.

O reforço das capacidades das municipalidades visa permitir acompanhar mais eficazmente os esforços de estabilização lançados a nível local para favorecer a resolução pacífica do conflito líbio.

Uma soma suplementar de um milhão e 100 mil euros será acrescentada a estes fundos que se destinarão à identificação das localidades que apresentam as necessidades mais graves e que beneficiarão em prioridade dos créditos do Fundo.

Além disso, estes fundos permitirão fazer uma análise com vista ao planeamento das atividades de estabilização, resiliência e reconstrução.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 7junho2016